domingo, 2 de fevereiro de 2014

Reflexão...

Vamos todos morrer. Brevemente. Alguns mais brevemente que outros. Mas a vida seria tão mais simples se ninguém tentasse ser melhor, se ninguém buscasse ganhar um prêmio nobel, se todos quiséssemos apenas sermos felizes. Se cada um se dedicasse à felicidade e o bem do próximo. Se não brigássemos por terras, por petróleo, por dinheiro, por coisas materiais tão fúteis, que mais cedo ou mais tarde deixaremos sem dono, e nos transformaremos em pó.

Gostaria de entender por que os seres humanos estudam física, matemática, além do que deveriam. É importante, muito, mas só o básico é muito importante. Saber calcular a aceleração de uma agulha em uma máquina de costura, pra mim, futura professora de matemática, não é relevante. E se um dia eu realmente precisar saber isso (o que é muito difícil, pois costuro à mão) eu vou buscar a fórmula e vou usar, ou vou procurar um professor de física, ou algum dado na internet que me diga isso.

Eu acho que as pessoas estudam essas coisas difíceis e tentam ganhar prêmios nobel (ou nóbeis? ou ainda nobéis?) por causa da necessidade de dar um sentido pra vida. As pessoas querem sentido pra tudo. (eu também sou uma pessoa, eu sei. Me incluo nisso tudo.) Daí acham que estão no mundo pra fazer a diferença, e tentam fazer algo de representativo para que, um dia, alguém lembre do seu nome e agradeça pelo seu feito.

Ninguém quer ser lembrado como "o fulano que foi muito feliz". Já pensou, num daqueles discursos que fazem nos velórios (não lembro do nome) as pessoas falando: "O João foi muito feliz na sua vida. Tenho certeza que ele aproveitou ela ao máximo, fez tudo o que queria fazer. Tudo bem que ele nunca teve dinheiro, também nunca parou em nenhum emprego, não obteve sucesso na faculdade pois trocou de curso cinco vezes e não terminou nenhum, também não tinha nenhum amigo especial... mas tinha amigos em todos os cantos do mundo. Viajou por muitos países, conheceu muitas coisas. O João fez a vida valer a pena." Já imaginou? Caralho, se eu tiver um discurso mais ou menos assim no meu velório, eu vou ser a pessoa que morreu mais feliz no mundo inteiro, sério.

Acho que a gente tem que focar mais em ser feliz. Em ter dinheiro suficiente pra viver, em trabalhar fazendo o que a gente gosta, em estar com as pessoas que nos fazem bem... Só assim a nossa vida vai realmente valer a pena. Afinal, ninguém vai ser feliz por ninguém, então não adianta nada você querer ser importante pra alguém se não é feliz pra você mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário