sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

pré-conceitos

Bom, andam falando pela internet que os brasileiros sofrem xenofobia em Portugal. Um conhecido português que vou chamar de H. (que gentilmente manda o pdf de um jornal diário português para mim e uma colega, todos os dias) nos mandou o link de uma reportagem que esse jornal fez sobre toda essa polêmica, pedindo que lêssemos. Acabei lendo a reportagem e escrevendo uma resposta para ele, que ainda não enviei por achar extensa demais. Mas, gostei tanto do que escrevi que resolvi postar aqui. 



(para entender a resposta, você precisa olhar o link... mas eu não vou me incomodar se não olhar e não quiser entender hahaha.)


"Olá, H.!

Eu li sobre a manifestação em Coimbra também... e acho que, como temos nosso 'pré-conceito' sobre os portugueses (que é desfeito por quem conhece Portugal), os portugueses também tem sua concepção sobre os brasileiros, muitas vezes construída com base nas novelas brasileiras ou em filmes como 'Tropa de Elite' (que só mostram o Rio de Janeiro, e só a parte ruim). Mas eu nunca diria para um aluno 'aqui não há a malandragem brasileira, vocês não poderão colar nos exames', como ouvi de uma professora no último semestre; aliás, não diria para ninguém, vindo de qualquer país. Então, eu entendo que a intenção não é de ofender, nem de demonstrar preconceito, mas não é agradável ouvir certos comentários sobre nosso povo, pois não somos todos iguais (como vocês também não são). Também ouvi de uma portuguesa que ela nunca deixaria sua filha estudar no Brasil, pois é um país muito violento. E não adiantou nada eu tentar explicar que o Brasil é grande, e há muitos lugares onde a violência é tão constante como aqui. Mas esta é a opinião dela; cada um tem a sua.
Já comentei várias vezes o quanto você nos auxiliou quando aqui chegamos, e que não esperávamos encontrar alguém que nos ajudasse, pois estudantes que tinham morado em Portugal por um tempo nos disseram que os portugueses não gostavam muito dos brasileiros... e em parte, isso é verdade, sim. Mesmo em sala de aula, é nítida a 'separação' entre os alunos portugueses e os alunos brasileiros. Poucos deles conversam conosco. Acho que isso se deve também ao nosso povo ser mais extrovertido e falante do que os portugueses, talvez eles se assustem com nossa espontaneidade, não sei.
Mas como há brasileiros bons e brasileiros ruins, portugueses bons e portugueses ruins, médicos bons e médicos ruins, professores bons e professores ruins, em todos os lugares, aqui passamos por essas situações onde nosso povo é tachado de algo desagradável, mas conhecemos pessoas maravilhosas que seremos eternamente gratas e fizemos amizades que vamos levar para o resto da vida. 

Perdoe-me pelo texto, mas é isso que penso sobre este assunto, e como ainda não havia parado para refletir, acabei escrevendo bastante.

Muito obrigada pela sua disponibilidade sempre!

Abraço,
T. "



Acho que já falei o suficiente no texto. Sofremos preconceito às vezes, sim, mas acho isso meio inevitável no atual contexto, sei lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário