terça-feira, 21 de janeiro de 2014

na cozinha...

Ei, você, que está em algum lugar do mundo e é uma pessoa com o qual eu vou morar junto, um dia. (Espero sinceramente que uma das pessoas que eu more junto no futuro seja meu cônjuge. Isso serve pra você também, futuro cônjuge.)

Gostaria de saber: a gente já se conhece? Acho que ainda não. Onde você mora? O que faz da vida? O que será que está fazendo neste momento?

Acho que tenho umas coisas sobre a cozinha e comidas pra contar sobre mim, pra que ao menos você não se apavore quando me conhecer. São coisas bobas, mas eu gosto dessas coisas bobas.




Partiu:

Quando você cozinhar pra você, use o que quiser e coma o que quiser, cozinhe do jeito que você quiser! Por favor, porque eu vou fazer isso. Quando é pra mim, eu uso os temperos que eu gosto. Se você me avisou dois minutos antes de ficar pronto, não reclame se eu coloquei ervilhas e você não gosta.

Tenho uma dificuldade imensa em comer espaguete quando a pessoa que o cozinhou quebrou-o no meio. Por favor, se não conseguir cozinhar espaguetes inteiros, cozinhe macarrão, massa parafuso, caracolinho, ou qualquer coisa do gênero. Mas não quebre o espaguete, por favor.

Massa é boa 'al-dente'. Não cozinhe a massa por tempo demais! A digestão é mais difícil, comer é mais difícil. Massa é muito melhor cozida 'al-dente'.

Sopa a gente faz com arroz, com legumes, ou com massa fina, tipo letrinhas ou cabelo-de-anjo, essas massas pra sopa mesmo. Não coloque espaguete na sopa.

Por favor, se você fez comida, coma tudo. Se fez pra dividir comigo, eu peguei e ainda sobrou, foi você que fez, então dê jeito na sobra. Coma. Guarde. Coloque fora (não!). Mas não deixe ali  em cima do fogão por uma semana esperando que ela desapareça. Eu juro que guardo sempre também.

Não coloque comidas que eu ainda esteja comendo fora. Como a mortadela com temperos que você olhou e julgou que fosse mofo. São temperos. Olhe direito que você vai se sentir um idiota.

Tente, por favor, não jogar comida fora. Sei que essa conversa possa parecer ridícula, mas há MUITAS pessoas no mundo passando fome. Muitas mesmo. Você não tem direito de jogar comida no lixo. Simplesmente isso.

Se você comprou frutas ou legumes, não deixe-as estragar. Os que eu compro, eu dou um jeito de comer antes de estragar. Faça o mesmo, por favor. Isso vale para bolachas e qualquer outra coisa comestível também.

Sim, eu também amo iogurtes. Mas, por gentileza, comeu, lavou o potinho e colocou no lixo. Não deixe acumular potes sujos de iogurte na pia da cozinha. Obrigada.

Se o lixo (orgânico ou reciclável) está cheio, leve até a rua. Não é obrigação só minha. Você também produz lixo.

Quando eu fizer comida pra você também, se estiver ruim, pode falar. "Falta sal", "tem sal demais", "tá meio estranho..." não matam ninguém. Eu invento muito na cozinha e nem sempre fica bom. Mas não me diz que tá bom e não come. Ou coloca meio prato no lixo (já falei que odeio que comida vá pro lixo!).

Quebrou um copo, compre outro. Quebrou um prato, compre outro. Assim, nunca vai faltar nada. Vai quebrando e quando vemos, não tem mais nada de utensílios em casa.

Eu não vou me incomodar nada se você também lavar os panos de prato! Sério, juro. Se você quiser passar um pano na cozinha ou trocar o tapete da pia, também não vou reclamar. Se sinta à vontade, afinal você também usa (leia-se SUJA).

Eu cozinhei, você lava a louça, mas eu deixo tudo arrumado: toda a louça suja na pia, temperos e coisas guardados nos seus devidos lugares. Então: você cozinhou, eu lavo a louça. MAS DEIXE TUDO ARRUMADO: guarde o que usou! Limpe a bancada, a mesa ou onde fez sujeira.

Não tenho problema em deixar louça suja na pia. Quer deixar o prato, copo, ou sei lá o que você usou e não quer lavar agora, sem problema nenhum. Desde que deixe no seu cantinho da pia. Eu deixo as minhas louças sujas no meu cantinho. Quando quero, lavo (ou quando vejo que não há mais nada limpo). Mas depois, lave. Quando ver que há várias coisas lá ou que já não há mais nada limpo. Obrigada.




Teriam outras coisas ainda, mas acho que essas são as mais importantes. E por favor, me diga suas especificações na cozinha. Prometo aceitá-las na mesma proporção que você aceitar as minhas. :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário