domingo, 8 de junho de 2014

bjs ;*

Lembro bem de uma menina (na época era minha amiga) que dizia, há cinco anos, que não gostava do Brasil. Que gostaria de morar no Canadá, porque o Brasil não era um bom país, e ela não gostava de calor, não gostava da língua portuguesa, as pessoas não eram 'direitas', e não se tinha muito futuro se continuasse morando na nossa cidade, no nosso estado e no nosso país. O frio era melhor, o inglês era a melhor língua, as pessoas do Canadá eram melhores do que as pessoas que moravam no Brasil. Ela tinha uns 16 anos quando falava isso, e era a opinião dela.

Hoje, não posso deixar de observar como ela continua morando no mesmo lugar. Minto, foi morar no centro da cidade; já não somos mais amigas. Não nos falamos há dois anos e meio. Isso é normal, as pessoas vem e vão. Mas ela nunca visitou nenhum outro país para dizer que o Brasil não era um bom país. Conversou com algum estrangeiro para aprender sobre outros lugares? Não. Ela falava isso porque fazia curso de inglês (não pagava pelo curso, mas se achava superior por falar outra língua) e as pessoas falavam sobre o Canadá no curso.

Sabe, por que se achar tão superior? Por que denegrir a tua terra? Eu ouvi ela falando que odiava o Brasil. E se ela tivesse nascido em um país que vive em guerra? E num país da África onde não há comida para todas as pessoas? Ou em um país onde há aqueles vulcões e terremotos e furacões? Cara, agradece pelo que tu tem. Não reclama tanto.

Hoje eu vejo o quão o Brasil está na frente de outros países. Burocracia? Tem em Portugal também, às vezes até pior. Na Itália então, nem se fala. Pelo que ouço dos Erasmus, tem em todo o lugar. Violência? Em maior ou em menor escala, tem em todos os lugares também... Isso é uma coisa que podemos optar, mas onde ganhamos em segurança estaremos perdendo em relação ao custo de vida ou outra coisa. NENHUM LUGAR É PERFEITO.

E outra coisa super importante: move-te pra mudar o que não está bom. Ficar no teu apartamento reclamando das coisas não vai mudar nada. Se tu fosse um pouco solidária, menos mesquinha e mais humana, o Brasil já seria um pouco melhor do que é hoje.

Agora eu sei que estarei sendo muito estúpida e vou estragar tudo o que já escrevi, mas não posso deixar de terminar o texto dizendo uma coisa: bjs da pobretona que está morando na Europa. ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário