segunda-feira, 27 de abril de 2015

importâncias e conhecimentos

Nossa, eu me sinto tão importante com pessoas importantes ao meu redor. Não que as pessoas que estão ao meu redor sempre não sejam importantes! Eu estou falando importantes academicamente, para o mundo, como professores de universidades federais, doutorandos, pós-doutorandos, essas coisas chiques e de pessoas sabidas. Melhor ainda é ver que essas pessoas não são apenas sabidas, são, mais ainda, inteligentes. Fico encantada com pessoas cujo currículo lattes é grande como o carinho que senti ao conhecê-las como pessoa, sem saber do seu currículo. Em outras palavras: pessoas simples, legais, queridas, e que sabem muita coisa. Que conseguimos ter uma conversa que rende aprendizado, por mais informal que seja, mesmo num ônibus ou numa mesa ao almoço. E que são tão simples que se põe à disposição de uma estudante de licenciatura que mal sabe se vai continuar na carreira.
Isso me fascina. A simplicidade, o desprendimento, a disponibilidade.
Tem gente que não gosta de compartilhar o que sabe. Eu sei que sei nada, mas quando aprendo algo novo, vou contar, e as pessoas não parecem interessadas. Então me considero muito melhor ouvinte do que falante. (Um ex vivia dizendo que eu não falava sobre mim, mesmo ele já tendo contado boa parte das suas histórias de vida...) Então só falo quando realmente sinto interesse vindo de quem ouve.
Era mais ou menos isso que eu queria dizer.
E também que cortei o refrigerante e to comendo mais salada. Agora no jantar fiz um pratão de salada, com (bastante) alface, tomate, cenoura, grão de bico, queijo ralado, linhaça, frango, cebola frita, e molho. Ficou deliciosa. :)

Relendo o que escrevi, me toquei de uma coisa: acho que eu me sinto importante quando me sinto querida pelas pessoas. Daí me sinto importante quando essas pessoas são inteligentes sem ter tooodo o estudo acadêmico, e me sinto importante e inteligente quando as pessoas são inteligentes e sabidas, academicamente. Sinto isso.

domingo, 19 de abril de 2015

mil coisas + dieta!

To com um episódio pausado de TBBT, com dor de estômago e ouvindo Banda do Mar. Gente, essa banda não é normal. As músicas me fazem tão bem. Bem de verdade. Não sei explicar.

Meu dia foi mega inútil, to me sentindo bem insatisfeita comigo mesma. Coloquei a Banda do Mar pra tocar e senti uma coisa gostosa, sabe. Na verdade verdadeira, eu sai da cama pra pegar um caderno pra desenhar e fazer minha lista de compras pra amanhã (pq mesmo sem bolsa eu preciso gastar dinheiro e comprar coisas) e vi o autógrafo que peguei quando fui no show. Peguei, li, e ri. Quem ri lendo um autógrafo?
Me fez lembrar do show, de como senti eles sendo gente como a gente. Eles são pessoas tão normais quanto nós. Mentira, eles são muito mais bondosos e tem um coração bem mais lindo. Mallu é de uma pureza incrível. Tenho remorsos até hoje de quando vi a notícia (super preconceituosa) de que ela e Camelo estavam namorando, mesmo ele sendo mega mais velho, e eu pensei, 'nossa, que guria doida, e ele? porque não pega alguém mais velho?'. Como eu era ridícula, tanto quanto a imprensa. Mas tudo bem.

Tô ansiosa pro próximo show deles, que comprei os bilhetes há uma semana. É dia 15/05, falta quase um mês, mas tenho certeza que vai ser lindo. Eles são lindos.

Fiz a lista de compras mais saudável da minha vida. Tem uma seção só pras coisas pra fazer salada. Agora, se eu vou afinal comprar tudo isso, e ainda, se eu vou afinal comer tudo isso, só Deus sabe.
Vou registrar aqui pra possíveis consultas futuras:
*Coisas pra salada legal:
chia
azeite
feijão
peito de frango
vinagre balsâmico
cenoura ralada
alface picada
cogumelos
tomates
grão de bico
linhaça

Eu tava pensando em fazer um mês de comida saudável. Comer mesmo coisas mais saudáveis, beber mais água, caminhar 3x por semana, pra ver se melhora meu metabolismo. Na verdade, pra ver se faz alguma diferença na minha vida. Também, anotar o que eu como, pra saber depois o que deu resultado ou não... Vou começar com uma semana. Pronto, essa semana será de comidas saudáveis. Ain, comida japonesa é saudável? Porque eu gosto tanto rsrsrs... Então, semana de comidas saudáveis, começa hoje (Domingo, dia 19).

Tá, eu posso comer porcarias, um dia por semana. UM DIA. Vai ser difícil, but go.

terça-feira, 14 de abril de 2015

conversas estranhas

Eu acho que não entendo as pessoas. Tipo, as pessoas vem, do nada, falar comigo sobre coisas que não me dizem respeito. E eu falo pessoas porque não são amigos, são pessoas, conhecidos, que tenho, no máximo, um carinho. O que me parece é que elas me escolhem pra abrir seu coração. Sei lá.

Falam de coisas da sua família, de seus problemas, de seu passado, contam suas histórias. Eu devo ser muito simpática, e fazer uma cara muito interessada, porque quando o fulano termina o assunto e eu penso "Vish, agora fiz uma cara de desinteressada... fui mal educada...", a pessoa desata a contar outra coisa. Ou seja, eu devo ter fingido muito bem que estava super interessada!

Mesmo amigos de verdade, às vezes desatam a falar, e eu me perco no assunto. Não consigo me concentrar por muito tempo sem fazer perguntas ou voltar na conversa. Se isso acontece com amigos, com os quais eu me preocupo e me interessam, imagina com pessoas que eu não preocupo? Pois é.

E o pior é que quando eu conto alguma coisa do gênero, a pessoa não parece muito animada em ouvir. Daí eu já pensei assim: a pessoa viu que eu não estava interessada no papo dela e está apenas me devolvendo o desinteresse. Maaas, e por que então ela falou tanto tempo sem parar? Não sei. Não deve ser isso.

Acho que a solução é eu continuar com as caras que eu faço, que parecem estar convencendo.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

ô preguiça de férias de páscoa!

To na merda.
Me sentindo sei lá como. Só sei que tô totalmente sem vontade de estudar. Fazia tempão que não me sentia tãaaaaaao inútil.
Daí resolvi escrever um email pro meu professor do Brasil, porque eles sempre falam que quando a gente precisasse conversar, estivesse desanimando ou desanimado e tal era pra contatar eles. Escrevi, mas não tive coragem de enviar. Porque me sinto burra; eu sei o que devo fazer e não faço. Eu sei como devo proceder, quais serão as consequências de cada ação que eu tiver, mas mesmo assim continuo parada. Sem estudar.
Sei lá.
Como não enviei, decidi colocar ele aqui. Também sem motivo explícito, apenas por vontade mesmo.
O email ficou o seguinte:

"Boa tarde, Prof. Fulano!

Tudo bem por aí? Estou escrevendo porque você pediu que eu eu avisasse sempre que precisasse conversar com vocês.
Estou com uma imensa vontade de desistir. São coisas demais pra fazer, não sei por onde começar. Não entendo as coisas que tento estudar. Física parece um sonho imensamente distante, e a prova é apenas no final do semestre, então ainda nem tentei.
Mas o exame de recurso especial de Análise Numérica, pelo que eu havia organizado no início do semestre, deveria ser na semana que vem. Como tive prova de Análise Complexa na semana passada (e não correu muito bem), acabei não estudando para numérica e preferi não marcar a prova. E fiz certo em não marcar, porque o estudo não está rendendo nessa semana. Mesmo sabendo que minha dupla diplomação depende desses estudos e do meu esforço e das coisas que eu fizer, eu não consigo me motivar o suficiente para conseguir me concentrar nos estudos.
Sei que devo estar parecendo burra ou boba ou trouxa porque sei o que devo fazer e não faço, mas é porque não consigo. Olho para os livros e sinto o mesmo que sentiria se olhasse para uma pedreira: vontade nenhuma de mudar o que ali está."

Parei por aí, nem sei mais o que deveria escrever. Como não enviei, não faz diferença.
Eu vou retirar dois livros, talvez eu tome coragem pra estudar hoje à noite. Ao menos pra fazer valer o peso que eu vou carregar (eles são enormes, preciso fazer valer algo...).


Preciso dizer também que as pessoas confundem minha simpatia com liberdade. Fiquei uma semana sem falar com a pessoa que me magoou pra caramba. Na verdade, uma semana e dois dias. Voltei a falar ontem. Hoje a pessoa já me manda um áudio dizendo que vai ficar sem internet por um tempinho porque vai jogar futebol, mas que a gente VAI caminhar às 17h30. Tipo OI??? Quá comando mi. Problema teu se vai ficar sem internet. Eu vou caminhar quando eu quiser. Bjs.
Ignorei, apenas. Nem vale a pena responder. Não queria ser estúpida. Mas foda-se.