segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Reflexões

Gente, difícil viu.

Estou participando de um curso. A prefeitura sempre fornece uma formação no meio do ano, um congresso ou algo do gênero, mas, com a pandemia isso se tornou inviável. Então aderiram a um seminário do Sesc. Estamos na terceira semana, total de 9 palestras (na verdade as duas últimas são oficinas). Muito boas, com pessoas competentes, transmitidas pelo youtube, profes de 59 municípios gaúchos participando. Bem interessante.
Temas variados, mas basicamente sobre pandemia e educação.

Todas que consegui assistir com atenção me levaram a várias reflexões. Algumas bem profundas, como a de hoje, que é sobre como se reestruturar a partir de agora.

Algumas vivências que estou tendo nesse período me dizem que sou merecedora de tudo o que estou vivendo, do que tenho, do amor que recebo. Difícil de entender, sabe.
Sexta-feira o mozão apareceu com um celular novo pra mim, porque o meu estava dando pau. Mais do que comprar o celular sem a minha autorização, ele me disse que fez isso porque EU NÃO FARIA. Eu não me vejo merecedora de coisas boas, sabe, se fosse esperar por mim, eu não compraria. Eu digo que é porque não queria gastar esse dinheiro agora, que é porque eu queria usar pra fazer a carteira de motorista - que eu estou enrolando HÁ 8 ANOS. E ainda não fiz. Agora estou esperando normalizar as provas que com a pandemia ficaram atrasadas... Ano passado foi porque usamos o dinheiro para comprar o apto. Antes eu não tinha dinheiro... quando eu tinha gastei indo pra Portugal. E assim vai. Meus motivos parecem bons, mas será que não estou me sabotando esse tempo todo?

Uma música - a última - cantada na palestra de hoje dizia
"Eu sou um ser divino, divina,
Imensamente amado, amada,
Eu mereço estar aqui,
Eu mereço estar aqui,
Eu mereço estar aqui".

Eu mereço tudo o que tenho: as coisas boas e as ruins.
Eu mereço ter alguém que me ama e me cuida como o Mozi faz.
Eu mereço ter o lugar onde moro, onde posso ter a minha paz.
Eu mereço ter os empregos que tenho.
Eu mereço ter os problemas que tenho.
Quem decide como lidar com eles sou eu!

No início da palestra de hoje, ele falou que vivemos em movimento, desde antes de nossa fecundação. E que nós assinamos um contrato, um combinado, com Deus ou seja lá quem que seja que gere esse universo, e que tudo o que passamos está nesse contrato, nesse combinado.
A pandemia estava nesse contrato.
A maneira com que lidamos com cada situação somos nós que decidimos.

Eu preciso ter as rédeas da minha vida. Quem diz isso nesse momento sou eu.
Eu preciso ter um controle maior de como lidar com cada momento, cada situação, como responder a certas situações. Eu preciso viver o momento: tomar banho pensando no banho, cozinhar pensando na comida, trabalhar pensando nos alunos. Isso é muito difícil nessa época.

Quando eu estava no intercâmbio, longe daqui, pensava muito nisso aqui. Quando voltei pra cá, só pensava em Aveiro. É impossível viver bem assim! VIVER O MOMENTO É FUNDAMENTAL.

Quis registrar isso aqui para que eu me lembre disso no futuro. Preciso ser gentil comigo mesma! Isso precisa ser quase que meu mantra.

EDIT: só pra atualizar: No boletim de ontem daqui, 3019 casos de covid-19 e 101 óbitos. Punk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário