quarta-feira, 15 de março de 2017

Várias coisas

Caramboles.

Três meses e meio sem passar aqui.
Namorando lindamente.
Dezembro foi a correria de fim de curso.
Janeiro eu fiz NADA. Sabe o que é nada? NADAAA. Completamente nada. Acabou o mês e eu tipo o que eu fiz nesse mês? Nada.
Fevereiro eu me enrolei e fiz eu acreditar que eu tinha procurado emprego. Mas fiquei esperando ele cair do céu e na real ele não caiu.
Março eu to tendo aula. Daqui dois dias é a minha formatura. Sem festa. Vamos pra pizzaria depois. Tem 32 pessoas confirmadas, 31 que eu acho que vão. Veremos quantas vão dar pra trás na hora.

Passei aqui na real pra deixar registrado um texto que to tendo que escrever pra disciplina de Pesquisa em Educação. Acabei me empolgando no texto de apresentação e, por isso, quis colocar aqui. Vou ter que arrumar ele pra postar pra profa pq tá grande demais.

Segue aí.

Narrativa de apresentação

Meu nome é lalala, tenho xx anos, recém (ou quase, já que a formatura é daqui alguns dias) graduada pelo lalala no curso de Licenciatura em Matemática. Pretendo, em alguns parágrafos, comentar sobre os acontecimentos e motivos que implicaram para que hoje eu seja aluna da Especialização em Ensino da Matemática para a Educação Básica.
Inicialmente, é importante perceber que não lembro exatamente quando decidi seguir a carreira docente. Na verdade, não acho que eu já tenha decidido; a possibilidade de seguir caminhos para outras áreas ainda existe. No final do ensino fundamental, escolhi estudar em turno integral no ensino médio, com o objetivo de ter uma profissão – no sentido de formação – o mais breve possível. Os caminhos possíveis eram o Curso Normal/Magistério ou algum curso técnico no lala. Como o ingresso no Curso Normal era mais fácil do que no lala, pois não havia processo seletivo, inscrições, aguardar para saber se conseguiu vaga ou não e não exigia pagamento de taxa de inscrição, acabei por escolher a matrícula no Curso Normal e, assim, seguir a carreira docente. No ensino fundamental, ajudava os colegas com alguns conteúdos nos quais eles apresentavam dificuldades. As boas notas e esses momentos de ajuda resultavam em comentários dos colegas afirmando que eu poderia ser professora, ou questionando se eu optaria por esta profissão. Acho que estas sugestões acabaram colaborando para que eu quisesse ser normalista.
Quando criança, pensei em ser médica, professora de biologia, bióloga, entre outras profissões. Durante o ensino médio (Curso Normal), participei da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e obtive duas menções honrosas, em 2010 e 2011. Como a disciplina de Matemática tratava apenas de assuntos das séries iniciais e nas provas da Olimpíada os conteúdos eram de ensino médio, meu bom desempenho me fez pensar que eu sabia bastante matemática (doce ilusão). Juntando esse pensamento com o fato de que havia o curso de Licenciatura em Matemática no lala, gratuito, relativamente próximo de casa, não foi difícil optar por este curso. Utilizei a nota do ENEM e entrei pelo SISU. 
Já no primeiro semestre, senti algumas dificuldades, pois faltavam alguns conteúdos básicos de matemática. Sabendo dessas lacunas, estudei e busquei ajuda dos professores e colegas para aprender e aprovar nas disciplinas. No terceiro semestre surgiu a oportunidade para a graduação-sanduíche, em Portugal. Candidatei-me a uma vaga e fui. Lá, conheci realmente o que eram dificuldades em matemática. Mesmo assim, com estudo e buscando ajuda com professores extra-classe, atingi meus objetivos e a tão sonhada dupla diplomação.
Voltando para o Brasil, sabia que precisaria de mais um ano e meio no lala para concluir a graduação. Esse “ano e meio” também era o tempo que eu tinha para decidir o que fazer depois da graduação. Mestrado? Onde? Em qual área? Outra graduação em outra área? Sair da cidade? Sair do estado? Sair do país? As perguntas a responder eram muitas. Não consegui responder todas e, por fim, optei por continuar no lala e fazer a Especialização, para depois seguir para um mestrado no qual, provavelmente, eu precise sair da cidade e possivelmente do estado. Os programas de mestrado que tenho em vista também são relacionados à Educação Matemática.
Na Especialização, pretendo estudar como a lógica influencia no processo de ensino-aprendizagem de Matemática, e, se existe alguma relação, qual a lógica e qual a matemática que colaboram entre si. Pretende-se desenvolver um projeto juntamente com um aluno da Licenciatura e um aluno do Ensino Médio Técnico. Mesmo com este projeto conjunto, o tema do projeto da Especialização pode mudar, dependendo do andamento do projeto e do curso.

Eras isso. Inté.

PS: Vou pro RJ em abril!!! lol

Nenhum comentário:

Postar um comentário