sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Natal. eita!

Hoje foi Natal.

Ontem, véspera de Natal, na ceia do CUFC, foi tudo super bacana. Cardápio: caldo verde, bacalhau com natas e sobremesas variadas. Música, presença do Reitor e do Bispo, 32 nacionalidades, aproximadamente 200 pessoas. Mas eu senti falta da minha família de verdade, do Brasil.
Voltei pra casa meio down. Arrumei minhas coisas pro dia de Natal.

Dia de Natal, num resumo, eu diria que tudo o que deu errado deu certo.
Começando do início: acordei às 6h45 e liguei para a empresa do táxi, para confirmar que estavam trabalhando. E estavam. Me arrumei e liguei pra chamar o táxi. Mas ninguém me atendeu. Resolvi ir a pé para não perder o comboio; mas depois de passar no multibanco liguei para o táxi novamente e consegui chamá-lo. Cheguei na estação de Aveiro aproximadamente 7h50 da manhã, e a bilheteira estava fechada. Então, comprei o bilhete na máquina (e paguei 3,90€ ao invés de 1€). Resolvi perguntar a um menino - que estava ali de boas - se ele sabia se a bilheteira ia abrir hoje e que horas (porque meu comboio era as 8h19) e eu precisava ir a Regua e, para isso, pegar outros comboios e comprar outros bilhetes. Ele me disse que também estava indo para Regua... e - papo vai e papo vem - eu descobri que o comboio que eu ia pegar em Porto não teria, porque fora suprimido pelo feriado de Natal. Então, falamos com o motorista do comboio e ele ligou para Porto pedindo que o único comboio da manhã para Regua nos esperasse, porque ele sairia as 9h15 e nós só chegaríamos as 9h16 na estação de Campanhã... Mesmo assim, corríamos o risco de pegar qualquer coisa na estrada e chegar tipo 9h19 e o comboio não nos esperaria tanto. Mas ok, fomos na mesma, e deu tudo certo. Cheguei em Regua quase 11h10, e fiquei esperando pelo Pedro, meu Buddy de Natal, e ele chegou as 11h30. Veio com o irmão me buscar, e o nome do irmão é Tiago. Os meninos me levaram dar uma volta em Regua e olhar a paisagem, e depois fomos a Lamego. Demora aproximadamente uns 20 min de carro, e paramos umas duas vezes para eu tirar foto. As paisagens são mesmo muito bonitas!
Chegar na casa era o maior medo... mas foi ótimo! O pai deles é super gente fina, e a mãe também! Ela estava mais quieta, mas ele me fez muitas perguntas. Ela se chama Lourdes (pelo que me lembro...).
O almoço começou com petiscos - patê de sapateiras, torradas e polvo frito - e sopa.
Depois, veio carne de cordeiro assada, lombo de porco assado e vitela assada, batatas assadas e arroz. Tudo MUITO bom! Eles vão te empurrando comida... comi como uma rainha (muitos risos!). Então, como se não bastasse, vieram as sobremesas: aletria, pudim, rocambole de cacau, outro treco super bom, bolinhos fritos de cenoura, bolinhos fritos de abóbora, bolinhos fritos de abobrinha, outros bolinhos fritos de abobrinha, rabanadas, etc. MUITA COMIDA. E eles queriam que eu provasse tudo. Depois, ficamos conversando um pouco e fomos caminhar pela cidade, para que eu conhecesse. Fomos na Sé de Lamego, na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios e na Igreja de São Francisco, ver o caprichado presépio. Então fomos ao castelo, que estava fechado, mas mesmo assim, de lá tínhamos uma vista linda da cidade.
Voltamos pra casa e ESTAVA POSTA A MESA PRO CAFÉ DA TARDE. Eu ainda estava cheia do almoço. Comi apenas um pedaço de bolo rei e tomei chá. Então a mãe da família fez uma marmita de sobremesas para eu levar para casa. E ainda me deram uma caixa de bombons, de presente, e um vinho do porto. Eu pedi uma foto com a família, os meninos me levaram para Regua para apanhar o comboio e eu vim para casa.

Como se não bastasse, em Aveiro, um membro da família de Natal do Rafael me trouxe da estação até em casa. Com o melhor coração do mundo.

Eu cheguei em casa tipo: QUE MUNDO LINDO É ESSE????

Sem falar do noninho que encontramos na rua e da noninha que foi visitar a familia apenas para me conhecer. E ainda da Dona Celina que almoçou conosco, e seus 89 anos.
*post por arrumar e finalizar

Nenhum comentário:

Postar um comentário